CENTRO
TAGUATINGA
O Centro Pop é o nome dado ao Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua. Previsto no Decreto nº 7.053/09 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de natureza pública e estatal, vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF.
O Centro POP representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.
Constituem público deste serviço: jovens, a partir de 18 anos, adultos, idosos, famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Destaca-se que crianças e adolescentes podem ser atendidos pelo serviço somente quando estiverem acompanahdos de um familiar ou pessoa responsável (MDS, 2011).
O horário de funcionamento do Centro Pop Taguatinga é de 8h30 às 17h, nos dias úteis, de segunda à sexta-feira, ininterruptamente.
O que é o Centro Pop?
“Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas: jamais jogue alguém fora”.
Audrey Hepburn
Como se caracteriza a população em
situação de rua?
De acordo com o Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua, trata-se de grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular. Essa população se caracteriza ainda, pela utilização de logradouros públicos (praças, jardins, canteiros, marquises, viadutos) e áreas degrada
das (prédios abandonados, ruínas, carcaças de veículos) como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como unidades de serviços de acolhimento para pernoite temporário ou moradia provisória.