CENTRO
TAGUATINGA
A TARDE É NOSSA
Com base nos atendimentos psicossociais realizados no Centro Pop Taguatinga, constatou um grande número de usuários do serviço, em situação de extrema vulnerabilidade social, advindo do uso abusivo de álcool e outras drogas e dos problemas ligados ao consumo de substâncias.
A abordagem utilizada é Entrevista Motivacional. Sua proposta é ajudar as pessoas a reconhecerem e fazerem algo a respeito de seus problemas presentes ou potenciais. Importante para alcoolistas, drogaditos que muitas vezes, reconhecem os riscos, os custos e os danos envolvidos pela sua doença, porém ainda assim, eles ficam muito apegados e atraídos ao comportamento adictivos. Seus sentimentos em relação à mudança são ambivalentes, eles tipicamente não têm certeza do que deveriam fazer quanto a sua situação, eles querem parar com o uso, mudar e ao mesmo tempo não querem (MILLER & ROLLNICK, 2001).
O objetivo geral é favorecer o aumento da motivação intrínseca do usuário em situação de rua, como agente ativo no seu processo de mudança em relação ao contexto de vulnerabilidade social e ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
Os objetivos específicos são:
Facilitar os processos naturais de mudança já inerentes ao individuo;
•Empregar princípios e estratégias especifica para estimular a motivação do usuário para mudança;
•Desenvolver a discrepância entre o comportamento presente e as metas almejadas;
•Aumentar a conscientização dos problemas e a necessidade de agir em relação a eles;
•Promover a auto eficácia;
O nome foi escolhido pelos usuários do serviço.