top of page

SOBRE NÓS

 

Centro POP em Taguatinga

  

O Centro Pop Taguatinga é a unidade de natureza pública e estatal, prevista no Decreto nº 7.053/09, o qual institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

 

O Governo do Distrito Federal inaugurou no dia 24 de maio de 2013 o Centro Especializado para a População em Situação de Rua de Taguatinga, o Centro POP. Com a inauguração da unidade foi possível ampliar o atendimento para pessoas em situação de rua em Taguatinga.

 

A unidade oferece uma série de serviços voltados para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência e tem como objetivo garantir atendimento assistencial, oferecer atividades educativas voltadas para o fortalecimento comunitário e a sociabilidade e possibilitar novos projetos de vida.

 

Os principais objetivos a serem buscados na oferta deste Serviço são a redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência; proteção social às famílias e indivíduos; redução de danos provocados por situações violadoras de direitos; construção de novos projetos de vida.

 

O  serviço especializado para a população em situação de rua é caracterizado pela oferta do lanche, banho, atendimento técnico especializado, oficinas socioeducativas e grupos. A unidade conta também com espaço de guarda de pertences e documentação, higiene pessoal e lavagem de roupas.

 

Segundo pesquisa sobre a População em Situação de Rua do Distrito Federal, realizada pela Universidade de Brasília (UnB) com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF), nessas regiões se encontram aproximadamente 30% da população de rua adulta do DF.

 

Histórico e importância da política

 

O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a aderir à Política Nacional para População em Situação de Rua e instalar o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Inclusão de Pessoas em Situação de Rua.

 

O Comitê Intersetorial é responsável por promover o fortalecimento do trabalho intersetorial, garantindo a articulação da rede de proteção às pessoas em situação de rua e o controle social da política para população em situação de rua.

 

São objetivos da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua do Distrito Federal: assegurar à população em situação de rua o acesso aos serviços da assistência social, segurança alimentar, saúde, educação, habitação, segurança, cultura, esporte e lazer, defensoria pública, trabalho e geração de renda e outras ações garantidoras de direitos.

 

Considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema e a inexistência de moradia convencional regular e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

 

 

Texto adaptado e retirado do site: http://www.sedest.df.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/item/2498-gdf-inaugura-centro-pop-em-taguatinga.html

 

 

Território

 

Taguatinga, como é denominada a Região Administrativa III do Distrito Federal, possui mais de 200 mil habitantes distribuídos num território de 121,34km², segundo o CENSO do IBGE de 2010. Está entre as vinte maiores cidades brasileiras, é formada por quadras residenciais, comerciais e industriais e é dividida em três áreas: Taguatinga Centro, Taguatinga Norte e Taguatinga Sul. 

 

A cidade possui intensa atividade comercial e geralmente nos pontos comerciais há concentração de pessoas em situação de rua, que utilizam o espaço público como fonte de renda. Muitos trabalham como guardador e lavador de carros, panfleteiro, vendedor ambulante, catador de recicláveis, artesãos e artistas de rua (musicos, malabares, palhaços). 

 

O Centro Pop Taguatinga está localizado em Taguatinga Norte, próximo ao Hospital Regional de Taguatinga e entre o SENAI e o SESI, na QNF 24. Nas proximidades do Centro Pop há uma área de proteção ambiental denominada Parque Ecológico do Cortado ou Parque Lago do Cortado, local criado para proteger a nascente do Corrego do Cortado. O local era muito utlizado pelas pessoas em situação de rua para higiene pessoal como o banho e lavagem de roupas antes da abertura do Centro Pop.

 

 

POP       

bottom of page